sexta-feira, 23 de março de 2007

HUMOR NAS "VENDAS"

A beleza do Humor é que relaxa as pessoas e cria uma atmosfera mais aberta. Essa atmosfera leva à amizade, respeito e empatia. Colocamos o Humor, quando conhecemos o nosso produto, o nosso cliente e a ciência da venda.

Se usarmos o Humor e não compreendermos estes três elementos seremos palhaços em vez de vendedores. O Humor fará com que solidifiquem os vossos relacionamentos com os clientes e o próprio processo de venda.

O Humor é de facto a arte mais difícil de aprender. Mas uma vez dominada, permite ter as bases para a criação de uma relação de empatia mais eficaz.

Se a vossa apresentação de vendas é só profissional, é muito provável que percam o negócio para alguém que consiga um equilíbrio de 50% de profissionalismo com 50% de Humor.

O humor é mil vezes mais envolvente do que o profissionalismo. Se duvidam vejam os anúncios que passam hoje em dia na televisão. São profissionais? Ou são divertidos? Ou ambos? Quais deste anúncios é que têm mais sucesso?

As maiorias dos vendedores reduzem-se a contadores de piadas. Ou será melhor dizer, "Re-contadores" de piadas. Contar piadas é extremamente perigoso no processo de venda.

As histórias, por outro lado são genuínas. Contam uma experiência, usam humor muitas vezes dissimulado e são extremamente envolventes.

Lembrem-se que números e factos são esquecidos, mas uma boa história ficará para sempre na memória dos vossos clientes.

2 comentários:

Anónimo disse...

Totalmente de acordo com o Jac, se existem segredos no processo de venda penso que um dos "segredos" é o humor. É uma pena enveredarmos por outros caminhos que em nada nos vão ajudar a vender. Mas como não podemos concordar sempre, que merda de musica é esta ? Deve ser para aumentar a natalidade.

Anónimo disse...

Mas que post tão informativo e útil para os colegas, pode ser que assim comecem a andar todos mais bem dispostinhos!
Ó Jacc, e que bom que é aumentar a natalidade...